terça-feira, 12 de abril de 2016

first Question

"Como ampliar a qualidade nas obras de construção civil?" 
 Conto com a participação de todos. Pesquisem, ponderem, vamos discutir o assunto. -Professor Valter




58 comentários:

  1. SHARLES:
    No meu ponto de vista podemos ampliar com organização dos materiais e das pessoas envolvidas na idealização da obra.
    Colocando cada pessoa em seu lugar que a tal mais domina.

    ResponderExcluir
  2. SHARLES:
    No meu ponto de vista podemos ampliar com organização dos materiais e das pessoas envolvidas na idealização da obra.
    Colocando cada pessoa em seu lugar que a tal mais domina.

    ResponderExcluir
  3. A Associação Mestres da Obra ensina o operário da construção civil a reduzir o desperdício.
    ASSISTAM !!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=zSKr23ptU8Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ampliar a pesquisa, pois reuso não é o caminho efetivo para a redução de custos

      Excluir
  4. Qualidade na obra - Etapas na construção!
    ASSISTAM!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=QiuFcIhsnJQ

    ResponderExcluir
  5. penso que a responsabilidade dos que trabalham antes, durante e depois do período de obras é de suma importância, pois com isso, a execução é feita corretamente. Uma edificação deve ser feita por profissionais qualificados, responsáveis, e com uma certa bagagem profissional

    Aqui, um vídeo exemplificando uma ocorrência, causada pela falta de qualidade e responsabilidade:

    https://www.youtube.com/watch?v=sQ5vrSblqrA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, a imputação da responsabilidade a cada um dos envolvidos nos acidentes é muito importante, como ocorreu, inclusive, no caso dos prédios que desabaram no Rio de Janeiro há cerca de 04 (quatro) anos e, também, com as construções de Sérgio Naya há cerca de 20 (vinte) anos - com areia da praia.
      Casos que, infelizmente, ficam impunes, sem a devida responsabilização e punição dos "profissionais" que, com sua incompetência (e até ganância), provocaram tais acidentes.

      Excluir
    2. E é por isso, que devemos ter cautela na hora de escolher nossos "profissionais". Todo cuidado é pouco pra não acabar ficando como "figurinha repetida"

      Excluir
  6. agora erros que aconteceram em algumas obras na construção civil pela má administração do projeto!!
    https://www.youtube.com/watch?v=pa2zCyo2A_8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, erros pela má execução dos projetos (falta de atenção ou mesmo de qualificação dos profissionais envolvidos).

      Excluir
  7. MICHEL:
    É primordial que as empresas elaborem um cuidadoso planejamento estratégico, com 7 etapas essenciais:

    1-Definir as condições e exigências normativas a serem implantadas na empresa;
    2-Analisar e avaliar detalhadamente todos os atuais processos de qualidade;
    3-Determinar prioridades, como capacitação de pessoal e melhorias estruturais;
    4-Arquitetar uma matriz base para a execução do sistema;
    5-Fornecer treinamento e documentação adequados e acompanhar de perto;
    6-Averiguar a implantação do sistema por meio de auditorias internas e externas;
    7-Planejar e garantir manutenções e revisões contínuas de todo o sistema;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um estrutura bem determinada e organizada da empresa, seja ela de construção ou qualquer outra é realmente de fundamental importância. A harmonia presente nas tarefas, na gerencia e gestão de pessoas deve ser bem analisada também. A qualidade é apenas consequência de bons profissionais fazendo bem o que gostam e se motivando a melhorarem.

      Excluir
  8. Wagner: Melhoria na gestão de documentações referentes a obra
    Melhor gestão de análise critica e atualização da documentação;
    Garantia de que alterações e situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas, que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis em seu local de uso,
    e que esses documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis
    Garantia de que documentos de origem externa necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e sua distribuição controlada
    Garantia que evitam o uso não pretendido de documentos obsoletos ou desatualizados.
    Melhor gestão de controle para identificação, armazenamento, e disposição de registros

    ResponderExcluir
  9. Segundo Souza e Melhado (2003), não se pode obter bons resultados pensando
    simplesmente que os empreendimentos sejam produzidos por um conjunto de pessoas com
    tarefas a serem executadas. Faz-se necessário que essas pessoas estejam ligadas por objetivos
    comuns e que possam aprofundar essa ligação. Isto enfatiza a necessidade de contato
    permanente entre os engenheiros e arquitetos, projetistas e gestores das obras, com os
    profissionais executores a fim de obterem sempre o melhor resultado, fato que corrobora
    Gehbauer (2004), indicando que os trabalhos na construção civil são executados praticamente
    por equipes especializadas individualmente. Estas equipes costumam ter uma opinião formada
    sobre o trabalho a ser realizado, o que pode dificultar a introdução de novas idéias e métodos.

    ResponderExcluir
  10. Qualidade e aquilo que da confiança no produto que esta sendo comprado, por exemplo a marca daquele equipamento, “avaliamos” um produto pela a marca dele e pela segurança especificada no produto.
    Qualidade e aquilo de onde foi feito o produto, como foi fabricado, qual foi o resultado do produto, satisfatório ou insatisfatório. Qual e a segurança “garantia” de que aquele certo produto e o melhor que estamos comprando.
    Nem sempre a qualidade no mercado e a mais cara (R$).

    ResponderExcluir
  11. Treinamento e qualificação da mão de obra é fundamental para alcançarmos melhores resultados.

    Segundo um artigo publicado por Cristiane Sardin da Universidade Federal de Santa Maria, apenas 32% dos entrevistados fizeram algum curso na área.
    Acompanhe o link:

    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T3302.PDF

    ResponderExcluir
  12. A industria da construção civil é uma das mais importantes.É uma das áreas mais abrangentes e talvez onde há o maior fluxo de pessoas pois desde a fundação até o seu término,é necessário primar pela qualidade não só da mão de obra, mas também dos materiais e equipamentos envolvidos.Pelo fato de haver muitas reclamações por parte dos proprietários ou mesmo de clientes,é preciso observar bem a qualidade de tudo o que envolve as fazes da construção.
    Um dos grandes problemas na área da construção é a mão de obra especializada . A grande maioria dos envolvidos nela, pelo fato de ter pouca ou nenhuma escolaridade pode fazer com que a qualidade do serviço prestado fique aquém do esperado. E isso pode mudar pela aplicação de uma boa gestão de qualidade .

    ResponderExcluir
  13. vejo que nos comentários existe uma forte citação de capacitação bem como da possibilidade de se buscar o novo, além da preocupação com documentos etc. mas ainda fica a duvida, voce pode fazer alguma coisa e como esta alguma coisa será efetuada, ou feita? onde está o PLAN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim podemos, ela pode ser efetuada com atos de "liderança e motivação" para fazer com que todos mudem a sua maneira de pensar para a empresa como um todo poder melhorar.

      Excluir

    2. Qual quer coisa que eu faço procuro fazer bem feito e com a garantia que não terei que fazer de novo, com eficácia e um bom serviço. Isso depende de cada um, o jeito de pensar sobre fazer bem feito mesmo que custe um pouco mais, ou fazer “meia-boca” e custar pouco, tendo um maior lucro no final, mas sem a garantia de que ele terá que fazer de novo, isso ocasionando a perca do lucro, e saindo mais cara do que ter feito com qualidade do serviço.

      Excluir
    3. Esta alguma coisa a ser feita começa com o inicio da obra.Desde a fundação é preciso haver muita comunicação entre as partes envolvidas.O DDS por exemplo, pode ser um caminho para o sucesso nesta área.Também o planejamento antecipado quanto ao uso do material adequado a ser usado, a contratação de mão de obra qualificada ,maior participação dos trabalhadores nos acontecimentos diários de uma obra e gratificação pelo bom trabalho executado pode ser um começo.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATOS DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO, tudo o que faço faço bem feito para não ter de fazer de novo, ótimo em ambos os casos, deixo aqui a pergunta como motivar e como provocar as pessoas a fazerem suas tarefas com qualidade?

      Excluir
  15. Qualidade
    “Qualidade” ( é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso.[1] A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionado com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade)
    Qualidade na Construção Civil

    Metodologia japonesa que foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S:
    Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil;
    Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar;
    Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar;
    Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis;
    Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.
    Se você conseguir implantar essa 1ª prática, você já verá uma melhora imensa nos seus resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o projeto com qualidade não interfere no resultado final da obra? se voce observar os 5 "s" funcionam muito bem, mas existem outros fatores que interferem na qualidade final dos trabalhos de construção civil ou não?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  16. A qualidade destaca-se pela sua importância para o desenvolvimento de qualquer organização, principalmente pela garantia de proporcionar bens e serviços de qualidade para seus consumidores.
    Um breve conceito de QUALIDADE de um rapaz que eu não quero citar o nome, e que eu estou totalmente de acordo é: “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito mas como conseguir a qualidade

      Excluir
    2. isso foi uma pergunta? Se sim, no caso da mão de obra, a qualidade pode vir de uma especialização em forma de curso ou treinamento ou com o aperfeiçoamento do serviço prestado de acordo com o tempo de trabalho do cidadão no ramo, e no caso de qualidade do "produto" é bom ter referencias de outras pessoas que já usaram e aprovaram, ou dos comentários que seguem a respeito do mesmo.

      Excluir
  17. A qualidade também envolve o modo correto de trabalhar,bem como o uso correto de equipamentos. A industria da construção civil talvez seja o lugar onde há uma grande baixa de trabalhadores .Talvez pelo uso incorreto dos Epis ou a falta dele. Observa-se de modo geral que a grande maioria dos trabalhadores da construção civil, não se adaptam ao uso constante de EPIS.Basta visitar uma obra doméstica onde há poucos trabalhadores que isto acontece com muita frequencia.

    ResponderExcluir
  18. A gestão da qualidade na construção civil deve abranger todas as etapas da obra começando pelo planejamento,projeto,fabricação, execução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, mas como conseguir a qualidade em cada uma das colocações apontadas?

      Excluir
  19. Júlia Heck:
    Toda empresa busca competitividade no mercado, levando em consideração uma boa gestão de qualidade e a satisfação do cliente com o intuito de sempre melhorar, tornando necessário então que os funcionários estejam em constante capacitação, para atender ou superar as expectativas dos clientes. Sendo assim, as empresas veem como uma forma de investimento aumentarem o grau de capacitação da mão de obra, a fim de garantir por um longo período o seu desempenho e com isso garantir a qualidade dos serviços que serão prestados. Porém, muitas vezes os funcionários se recusam a receber esses treinamentos por não conhecerem os benefícios que poderão trazer. O Pronto Plan por exemplo estabeleceu e implementou uma Política de Qualidade baseada nesses princípios citados, tais como: Conhecer e atender as expectativas dos clientes, conhecer e atender as necessidades de treinamento, executar as atividades com segurança e respeito ao meio ambiente, investir na melhoria contínua, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ótimo onde consigo conhecer e atender as necessidades dos clientes e necessidades de treinamento, como deve ser feito o treinamento ?

      Excluir
    2. Só será possível atender com eficácia aos clientes tendo conhecimento de suas necessidades e exigências, e será necessário o treinamento sempre que surgir oportunidade de melhoria (seja ela no modo de execução do serviço ou de um equipamento mais moderno); O treinamento deve ser feito de forma que possa ser avaliado no final a sua melhoria (ou o prejuízo), como referência de norma em relação à capacitação, temos a ISO 10015:2001, que descreve o ciclo de treinamento e as atividades de apoio que os gestores podem elaborar para a garantia do mesmo.

      Excluir
    3. explique melhor a NORMA como ela funciona? então a melhoria da qualidade somente deve ocorrer " SE SURGIR UMA OPORTUNIDADE" então se não surgir nenhuma oportunidade não preciso melhorar em nada?

      Excluir
    4. A norma tem como objetivo ajudar a tornar seu treinamento um investimento mais
      eficiente e eficaz, separando o treinamento em quatro estágios: Definição das necessidades de treinamento; Projeto e planejamento do treinamento; Execução do treinamento; e Avaliação dos resultados do treinamento.
      A melhoria da qualidade deve ocorrer sempre que possível, afinal está sempre surgindo novos modos diferentes de execução de serviços na área da construção civil, e mesmo que não tenha surgido alguma oportunidade, a melhoria pode ocorrer, seja ela com produtos melhores ou executando tarefas de maneiras mais simples e eficazes.

      Excluir
  20. O uso de EPIs é obrigatório segundo a NR 18 na construção civil, mas qual será a inteferência na qualidade final dos trabalhos, esta interferência pode ser medida? como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interferência pode ser na questão do tempo.Pois qualidade será mesma. Por isso existe o Planejamento.O planejamento pode levar em conta o uso do EPI e o não uso dele.

      Excluir
    2. Caro SR ANTONIO, então é admissível que o funcionário trabalhe sem o uso do EPI? e o uso do EPI indica acrescimo no tempo de duração da obra?

      Excluir
    3. Negativo.O uso do EPI é imprescindível em uma obra quer ela seja de grande porte quer pequeno.A questão existe em pequenas obras onde os EPIS quase ou nunca são usados. Fazer um construtor de pequena construção usar equipamento de segurança e quase impossível.Caso o incentive a usa-lo, no início a qualidade do serviço será afetada pela falta de prático no uso.

      Excluir
  21. Podemos ter melhores resultados na execução de uma obra se houver disciplina e capacidade técnica em mãos.
    A organização amplia as vantagens para se ter uma obra bem executada, obviamente a organização vira com as cobranças, e responsabilidades dada aos responsáveis pela execução da obra.
    Matérias de boa qualidade vão lidar facilidades e assim lhe poupar alguns serviços, mais é claro isso depende de valores, o quanto seu contratante esta disposto a gastar com essa obra ?
    Quanto mais atualizados for o responsável pela execução da obra, possivelmente menor será o gasto no fim da obra, as facilidades de hoje nos proporcionam muitas vantagens e umas delas é o custo final da obra com valor menor que o esperado.
    Um projeto bem detalhado lhe ajudara também pois durante a execução da obra surgirão duvidas, dai a importância do projeto bem feito (bem especificado).
    Renan Barcellos 1451383

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO RENAM segundo voce a qualidade só vale para produtos ou serviços caros, então seria justificável fazer mal feito para que o valor do produto seja menor?

      Excluir

  22. Não necessariamente, mas os menores preços não alcançam as melhores qualificações em nosso pais capitalista onde você deve se pagar caro por coisas boas e serviços bem feitos...
    Não que a mão de obra ou produto mais baratos seja ruim sempre, mas quando se trata de construção civil não aceitamos erros ou falhas de produtos ou mão de obra
    Então para termos a maior garantia de melhor execução, devemos optar pelo melhor e obviamente mais caro produto ou serviço prestado

    ResponderExcluir
  23. acredito que voce está redondamente enganado, pois serviços executados com qualidade reduzem desperdício( só de entulho 30% por metro quadrado de obra) reduzem custos os mais diversos e não se trata de regime politico mas sim de técnica e consciência ambiental, produzir bens e serviços com qualidade levam a efetiva redução dos custos em qualquer regime politico assim mantenho a minha colocação anterior :

    Segundo voce a qualidade só vale para produtos ou serviços caros, então seria justificável fazer mal feito para que o valor do produto seja menor?

    ResponderExcluir
  24. A gestão da qualidade é uma área que é focada na qualidade de produção e de serviços de uma determinada empresa. Para isso, a cooperação e responsabilidade de trabalhadores são de extrema importância para que a execução de tal serviço ou planejamento seja concluída corretamente. Na área de construção civil, uma edificação necessita de planejamento, organização e também profissionais que atuam na área, com bom desempenho, responsabilidade e qualidade no serviço. O sistema de gestão da qualidade é uma ferramenta que controla e padroniza os processos com o objetivo da satisfação do cliente e na melhoria continua dos processos. Existe uma organização de padronização e normatização chamada ISO, que tem como objetivo principal de aprovar normas de procedimentos e processos. No Brasil, essas normas são representadas pela ABNT, que devem ser adotadas para que haja bom desempenho na edificação, e também para que o resultado final seja de qualidade, assim esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então basta ter um papel com a norma escrita que consigo qualidade na construção civil? como conseguir a COOPERAÇÃO? os fornecedores dos materiais são todos perfeitos, não é necessário nenhum controle sobre os produtos comprados?

      Excluir
    2. A qualidade na construção civil se deve tanto ao fato do cumprimento das normas quanto a conhecimentos e treinamentos que devem ser passados aos trabalhadores para que a tal seja realizada. A cooperação é essencial para o andamento da obra, pois como trabalhar no meio da construção, onde projetos tem que ser decifrados, medidas tem que ser tomadas, "construções" tem que serem executadas; não há como somente uma pessoa ficar encarregadas de todas as tarefas, como dizem, “ várias cabeças pensam melhor que uma “, então sim, a cooperação entre eles é necessária.
      MATERIAIS E FORNECEDORES: “NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.”
      Agora a nós, compradores, é claro que temos de optarmos pelo controle de materiais, tanto quando estamos realizando a compra, quanto quando recebemos , pois se não controlarmos pode acontecer que venhamos receber produtos que podem atender a quaisquer requisitos, porém não atende a aplicação que pretendemos dar a ele.
      Portanto, o controle de materiais é fundamental para que haja qualidade na organização da obra.

      Excluir
  25. Não não , conforme respondi acima o produto ou serviço prestado (obviamente mais caro) agrega executar a obra com maior qualificação e assim reduzindo gastos.
    Conforme escrevi “quanto mais atualizado o contratado melhor” , isso previa que o contratado obviamente reduziria a quantidade de entulho em nossa obra assim utilizando de produtos e equipamento de ponta para que houvesse a melhor e maior economia em nossa obra.
    Nem sempre o valor menor será o produto ou serviço mau feito mais por garantia optamos pelo mais cara em ambos os dois...
    Pois quando pagando mais caro podemos ter um retorno maior no termino da obra.

    ResponderExcluir
  26. Segue três artigos sobre qualidade envolvendo emprego e vida pessoal:
    http://200.232.30.99/busca/artigo.asp?num_artigo=144
    http://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/8410/1/2013_ElviaSardinhaMedeiros.pdf
    http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/7506/2/arquivototal.pdf

    Hoje em dia é muito comum o pensar das empresas estar voltados não somente para a boa qualidade e a produtividade da empresa, logo o lucro; como também aos caminhos percorridos até o momento em que esse objetivo sejam atingido. A capacitação de mão de obra não é a única medida a ser tomada, o ser humano é uma maquina complexa que precisa ser levada em consideração.
    O emprego ideal, em hipótese, teria um profissional relaxado e cumprindo com suas metas, respondendo positivamente aos estímulos da empresa, assim como investindo determinação e espontaneidade ao buscar por novidades, e especializações para melhoria pessoal e consequentemente da empresa. (por exemplo)
    O estado psico sentimental do trabalhador influencia direta ou/e indiretamente na sua forma de trabalhar, sabendo disso, a empresa deveria buscar medidas para que esse estado não seja afetado de forna negativa.


    (ideias)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK então resolvendo os problemas dos funcionários conseguimos atingir a qualidade no produto final não esqueça que estamos discutindo construção civil

      Excluir
    2. Claro que não, estaríamos longe disso!! Há uma série de fatores que ainda precisariam ser analisados. No caso de venda de serviços, uma qualificação e averiguação dessa qualificação, inovações, otimizações. Na venda de materiais o profissional comprador e fornecedor deve primar pela qualidade do produto, suas especificações, normas, procedências, manipulação, entre outras coisas. O mundo é composto (ou deveria ser) por inúmeras empresas que estão interligadas, e que deveriam atender da melhor forma a sua clientela, respeitando a ética e a segurança dos consumidores.

      Excluir
  27. Adorei a iniciativa professor!!!
    Parabéns aos alunos pela participação!!

    ResponderExcluir
  28. Pra min esse acidente não foi uma fatalidade pois como a construção foi feita em uma costa marítima teria que ser estudado o esforço contrario nessa edificação no caso de baixo para cima, no meu ponto de vista não importa se esse evento marítimo aconteça raramente, pois mesmo raramente ACONTECE ... FOI FALTA DE PLANEJAMENTO E AI SE VÃO 44 MILHÕES GASTOS NA OBRA QUE SAIRAM DOS NOSSOS BOLÇOS.

    ResponderExcluir
  29. http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/acidente-na-niemayer-foi-erro-de-projeto-afirma-engenheiro

    ResponderExcluir